02 dezembro 2007

Tomilho


Thymus vulgaris


"Ganhei uma tintura de uma amiga de dedos verdes, Dani, com Tomilho e outras ervas, que tem me trazido alegria, por isso quero compartilhar."

A erva da coragem, da abertura do coração



Não se assutem porque adoro o lado mágico do povo verde e sempre que souber algo nesse sentido irei colocar com certeza, já disse antes que meu objetivo aqui não é ser científica, com comprovação ou não da ciência, acredito na sabedoria popular... afinal, era a única coisa que existia na antiguidade e funcionava.
texto interessante

O tomilho era usado por guerreiros romanos em banhos pois acreditavam lhes dar coragem... é uma erva extremamente energizante (será que isso dá coragem?).

Também usada para estados depressivos ( será que é preciso coragem para isso?).

Não é interessante que seu nome seja Thymus, não lembra Timo?

Abaixo segue um resumo de um texto sobre o Timo, da Jornalista e escritora Sonia Hirsch, se pesquisar na internet, acha o texto completo.

No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glândula chamada TIMO. Seu nome em grego, thymos, significa energia vital.
Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando nos estressamos e mais ainda se adoecemos.
Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderia causar problemas.
Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo: é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem.
Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias.
Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.
O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito...
O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem muito mais a ver com o timo do que com o coração - e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.
Se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade. Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir. Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica. O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço. Ótimo. Íntimo. Cheio de estímulo. Bendito timo.


"Sirva-se, saboreie, deixe que a natureza entre em você e lhe ofereça o que ela tem de melhor - a sabedoria..."

Claudia Godoy

Se quiser saber um pouco mais sobre a planta, entre na seção Jardim de Ervas

3 comentários:

  1. Cacau, estou gostando cada dia mais das suas dicas!!!Voce deu um salto!!!!Beijao e continue nos brindando com esses conselhos maravilhosos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom prima, vindo de vc é uma honra ...bjos

    ResponderExcluir

Quem Sou

CLAUDIA GODOY

Florais, Aura-Soma, Fitoterapia, Calatonia
Integração Craniossacral

Contato

(11) 99947 8800

claugodoy.fito@gmail.com
Sala de Chá

visitas